List

Esta palestra que apresentarei em novembro é o resultado da junção da abordagem histórica da economia e do pensamento econômico tal como vem se desenvolvendo pelo Grupo de Estudos GENII-Unicamp e que pesquiso com meu orientador do doutorado Eduardo Mariutti, a nova linha de pesquisa do IE-Unicamp sobre economia do crime e os estudos sobre a história do pensamento econômico sobre crime e punições que venho desenvolvimento juntamente com o professor Marcelo Justus.

 

Link para o Evento no Facebook

Local: Auditório Jorge Tápia – Instituto de Economia da Unicamp
Data: 27 de novembro das 14:30 às 16:00, sendo 40min de apresentação e 50min de debate.
Palestrante: Thomas Victor Conti (Doutorando, IE-Unicamp)
Apresentação: Prof. Dr. Eduardo barros Mariutti (IE-Unicamp)
Organização: GENII – IE/Unicamp

Resumo:
As teorias de Gary Becker sobre o capital humano (1962) e a criminalidade (1968) marcaram o avanço da ciência econômica para áreas até então alheias aos métodos dessa disciplina, trazendo um novo aparato instrumental para se pensar o comportamento humano. Este foi um dos principais elementos que chamaram a atenção de Michel Foucault e o fizeram dedicar três aulas do seu curso “O Nascimento da Biopolítica” (1978-1979) para entender as mudanças que o pensamento econômico americano representado por Becker trazia nos marcos de uma história geral do liberalismo. Um diálogo e resposta de Becker às ideias de Foucault viria apenas muito recentemente em 2012-2013, quando dois encontros inéditos entre próprio Gary Becker e dois orientandos muito próximos de Foucault, François Ewald e Bernard Harcourt, aconteceram na Universidade de Chicago. Em um diálogo de altíssimo nível, os autores colocaram frente a frente as visões de Becker e Foucault sobre capital humano, criminalidade, punição e suas implicações para pensar o indivíduo e a arte de governar. Nesta palestra, apresentaremos as ideias de Gary Becker sobre capital humano e criminalidade, a interpretação de Foucault sobre essas teorias e por fim uma síntese dos pontos de concordância e conflito que surgiram no recente debate Becker-Foucault.

Bibliografia de referência:
Becker, G. S. (1962). Investment in human capital: A theoretical analysis. The journal of political economy, 9-49.
Becker, G. S. (1974). Crime and punishment: An economic approach. In Essays in the Economics of Crime and Punishment (pp. 1-54). NBER.
Becker, G. S., Ewald, F., & Harcourt, B. E. (2012). ‘Becker on Ewald on Foucault on Becker’: American Neoliberalism and Michel Foucault’s 1979’Birth of Biopolitics’ Lectures. University of Chicago Institute for Law & Economics Olin Research Paper, (614).
Becker, G. S., Ewald, F., & Harcourt, B. E. (2013). ‘Becker and Foucault on Crime and Punishment’: A Conversation with Gary Becker, François Ewald, and Bernard Harcourt: The Second Session.
Foucault, M., Ewald, F., & Fontana, A. (2010). The birth of biopolitics: lectures at the Collège de France, 1978-1979. M. Senellart (Ed.). New York: Palgrave Macmillan. Capítulos 9, 10 e 11. Disponíveis nos seguintes links: Chapter 9 | Chapter 10 | Chapter 11 [a apresentação será baseada nos capítulos em inglês, porém o livro completo em português está disponível na internet].


Sobre os autores:
Gary Stanley Becker (1930 – 2014) foi um economista americano professor de economia e sociologia na Universidade de Chicago. Becker foi um dos primeiros economistas a entrar em tópicos tradicionalmente encarados como pertencentes à sociologia, incluindo a discriminação racial, crime, organização familiar e vício em drogas. Foi conhecido por argumentar que muitos tipos diferentes de comportamento humano podem ser vistos como racionais e maximizadores de utilidade, incluindo o comportamento altruísta. É considerado o fundador da Economia do Crime e um dos maiores contribuidores do estudo do capital humano.

Michel Foucault (1926 – 1984) foi um filósofo francês, historiador das ideias, teórico social e crítico literário. Suas teorias lidavam com a relação entre poder e conhecimento e como ambos são utilizados como forma de controle pelas instituições da sociedade. Dentre as contribuições do autor para a economia, em “O Nascimento da Biopolítica” Foucault estudou a história do pensamento liberal com ênfase para o século XVIII e o século XX até 1980. As ideias e o método histórico do autor tem sido altamente influentes tanto na academia quanto entre grupos ativistas diversos.

Doutor em Economia, professor do Insper e pesquisador do IDP-SP. Sócio e CEO da AED Consulting. Desde 2013 faço divulgação científica neste blog e nas redes sociais por paixão e convicção. Defendo políticas públicas baseadas em evidências e os princípios éticos do humanismo secular.

5 Responses to “Palestra “Capital Humano, Crime e Punição – o debate Becker-Foucault””

  1. Gustavo

    Tema perfeito Thomas. Essa preocupação tem povoado minhas leituras cada dia mais. Já baixei e bibliografia e pretendo participar do debate. Abraço!
    PS.: o link para o Cap. 11 da biopolítica está com direcionamento incorreto para o cap. 10.

    • Thomas Conti

      Olá Gustavo, que legal que gostou do tema! Ficarei muito feliz com a sua presença. E muito obrigado pela notificação do erro no link, já está corrigido 🙂

      Abraços!

  2. Lucas Medina

    Haverá gravação, Thomas? abç

    • Thomas Conti

      Olá Lucas, tudo bem? Haverá gravação sim, tentarei disponibilizar no YouTube o quanto antes. Só a parte de perguntas e respostas que não sei se conseguirei disponibilizar devido à falta de infraestrutura para captar o som. Abs!

  3. Luiz Eduardo

    Thomas, podes indicar o link do vídeo da palestra? Obrigado desde já e parabéns pelo trabalho!

  Posts

1 2 3 6
fevereiro 10th, 2021

Anvisa sob ataque? Boas intenções nunca bastam

fevereiro 10th, 2021

Duas canetadas, milhares de vidas

janeiro 27th, 2021

Governo deu Pedalada das Vacinas?

janeiro 10th, 2021

Direito e Economia da responsabilização por vacinas

novembro 26th, 2020

‘Levando a sério’ o parágrafo único do art. 40 da Lei de Propriedade Industrial

julho 4th, 2020

Máscaras funcionam? Sim! Aqui as evidências

maio 29th, 2020

Considerações sobre a reabertura de São Paulo

abril 27th, 2020

Quando a epidemia estiver controlada, como saberemos?

abril 20th, 2020

Imunidade de Rebanho não é esperança para o Brasil

abril 15th, 2020

O imenso prejuízo do Lockdown Endógeno