List

Especialmente em tempos de eleições, o conceito de defasagem temporal é um dos conceitos básicos com maior potencial de alterar o diagnóstico que se tem de diferentes governos e resultados de políticas públicas. Resumidamente, a defasagem temporal é a separação no tempo entre o momento em que uma ação é feita e quando seus efeitos serão sentidos. Para entender com maior detalhe o fenômeno e por que ele ocorre, vamos dividi-lo em cinco partes.

1. Atraso de dados:

Em geral, é quase impossível visualizar o que está acontecendo com a economia de forma simultânea. A maior parte dos dados agregados que temos da economia, como o próprio PIB – que mede o tamanho da economia – só está disponível com um atraso considerável. Obter informações sobre a situação atual da economia é difícil, o mais comum é só termos informações de qualidade alguns meses depois que os fatos aconteceram.

Inclusive, um dos principais usos da modelagem macroeconômica preditiva não é enxergar 2, 3, 4 anos no futuro, mas sim conseguir prever o que está acontecendo agora em setembro de 2018, por exemplo. Sim, saber o que está acontecendo com a economia em setembro de 2018 é um problema de previsão, porque os dados que estão disponíveis devem ir até julho no melhor dos casos. As primeiras divulgações de números de cada mês costumam ser revisadas, por se basearem em inferências e previsões que serão revistas depois quando dados mais atuais chegarem.

2. Atraso de reconhecimento:

Ok, passaram alguns meses e agora temos dados sobre o que está acontecendo com a economia. Agora nós sabemos o que está acontecendo, certo? Calma. Nós temos os dados, mas extrair a informação real mais importante deles não é uma tarefa simples. Leva tempo para descobrir o que os dados estão dizendo.

Vamos supor por exemplo que houve aumento do desemprego no último mês. Será que esse aumento foi temporário, localizado apenas naquele mês, ou será que ele está sinalizando uma inversão da tendência de longo prazo e podemos esperar aumento do desemprego nos próximos meses?

Esse tipo de pergunta é decisiva para os tomadores de decisão no setor público e privado. Se for um fenômeno temporário, talvez não sejam necessárias ações maiores. Porém se sinalizar uma inversão de tendência e o desemprego for aumentar daqui em diante, pode ser necessária alguma ação.

De um jeito ou de outro, o tomador de decisão só saberá disso com atraso. O dado vai demorar para sair. Quando sair, levará um tempo até os economistas analisarem as séries de tempo para averiguar qual a melhor interpretação desses dados.

3. Atraso na tomada de decisão:

Pois bem, agora que os dados saíram e foram corretamente analisados, é só agir, certo? Errado. Mesmo com os dados em mãos e uma boa análise do que eles significam, principalmente no caso do setor público o processo político (executivo ou legislativo) de tomada de decisão não é um processo linear e rápido.

Há ações que dependem apenas do executivo, há ações que dependem apenas do legislativo, há ações que dependem de ambos. Dependendo da ação que se pretenda tomar e do tamanho dela, pode levar meses até que se desenhe um projeto ou plano de ação. Depois de desenhado, eles ainda terão que ser aprovados, o que no legislativo pode tomar ainda mais tempo.

4. Atraso na implementação:

Certo, agora temos os dados, temos uma boa interpretação e temos um plano traçado e aprovado. Agora a política é realizada, correto? Errado. Depois que uma política é aprovada, leva tempo para colocá-la em prática. Ela poderá ser uma política nacional, estadual ou municipal. Em qualquer um dos casos, será necessário mobilizar recursos, acionar diversas pessoas e agências diferentes, organizar contratos, fiscalização, enfim.

Da aprovação do plano até ele começar a ser implementado de fato, pode ser mais ou menos rápido, porém sempre levará tempo. No Brasil não é incomum o fenômeno de planos aprovados que nunca são implementados, ou que passam por uma troca de administração no meio do percurso e são abandonados. Pode levar meses ou até mais de um ano para o plano começar a ser implementado.

5. Atraso na eficácia:

Depois de tudo isso, quando a política é finalmente implementada, leva tempo para a política entrar em vigor e atingir a economia. Por exemplo, para a política monetária, pode ser de um ano a um ano e meio antes que o efeito máximo da política seja sentido (embora o tempo de implementação seja mais curto, dado os prazos e a independência do Banco Central do processo legislativo/executivo usual). O atraso na eficácia da política fiscal é um pouco menor, mas ainda considerável, pelo menos seis meses.

Resumidamente, o que temos é o seguinte quadro e ciclo de acontecimentos até o efeito de uma decisão:

Aplicando o conceito de defasagem temporal

Aplicar o conceito de defasagem temporal tal como ele é aplicado em análises empíricas de economia ou avaliação de políticas públicas não é simples. Nessas aplicações, o mais comum é não sabermos qual é o tempo entre um impacto e outro. Como não sabemos, precisamos adotar uma combinação de teoria e testes estatísticos para testar hipóteses a esse respeito. Mas é possível se apropriar desse conceito sem passar por toda essa sofisticação.

Ao invés de pensar “foi alterada a política de juros, logo eu sei que daqui seis meses é esperado…”, é possível pensar pela negativa: “foi tomada uma decisão de política pública qualquer, logo eu sei que seu efeito não ocorrerá nesse mês ou no próximo.” No primeiro caso, seria necessário acompanhar a literatura sobre o tema e ainda assim há percalços no caminho. No segundo caso, embora não saibamos quando começarão os efeitos, podemos afirmar que os efeitos não ocorrerão no mesmo mês em que a decisão foi tomada. Nem no próximo.

Isso já é suficiente para não cair em uma série de notícias sensacionalistas, que afirmam todo tipo de coisa quando muitas vezes nem os dados sobre o tema estão disponíveis ainda. Se nem dados temos, muito menos alguma compreensão sobre os efeitos da decisão ou mudança em análise.

Doutor em Economia, professor do Insper e pesquisador do IDP-SP. Sócio e CEO da AED Consulting. Desde 2013 faço divulgação científica neste blog e nas redes sociais por paixão e convicção. Defendo políticas públicas baseadas em evidências e os princípios éticos do humanismo secular.

One Response to “Defasagem Temporal – Conceitos de Economia”

  1. Rafael Monteiro

    Excelente.

  Posts

1 2 3 6
fevereiro 10th, 2021

Anvisa sob ataque? Boas intenções nunca bastam

fevereiro 10th, 2021

Duas canetadas, milhares de vidas

janeiro 27th, 2021

Governo deu Pedalada das Vacinas?

janeiro 10th, 2021

Direito e Economia da responsabilização por vacinas

novembro 26th, 2020

‘Levando a sério’ o parágrafo único do art. 40 da Lei de Propriedade Industrial

julho 4th, 2020

Máscaras funcionam? Sim! Aqui as evidências

maio 29th, 2020

Considerações sobre a reabertura de São Paulo

abril 27th, 2020

Quando a epidemia estiver controlada, como saberemos?

abril 20th, 2020

Imunidade de Rebanho não é esperança para o Brasil

abril 15th, 2020

O imenso prejuízo do Lockdown Endógeno