Segue uma lista de alguns sites que utilizo para fazer buscas de dados, gráficos e análises para auxiliar na visualização da situação do Brasil e do Mundo e servir de apoio para pesquisas históricas e contemporâneas. A lista não é exaustiva, mas caso você conheça algum site bom que não está nesta lista, por favor entre em contato para que possa incluir mais sugestões aqui.
Permite selecionar indicadores e dados estatísticos de um conjunto muito grande de variáveis e países, alguns deles voltando até 1800. Os gráficos em bolha condensam muitas informações, transmitindo noções de tamanho populacional, região geográfica e mudança ao longo do tempo. Vale a pena conferir e brincar um pouco com os eixos e números. Excelente para fazer apresentações customizadas e usar como material didático.
Outras opções dentro do Gapminder:
Mapa mundial com bolhas: Permite selecionar qualquer indicador ou dado estatístico e vê-lo plotado no mapa mundial.
Gráficos de Montanhas: Permite visualizar apenas a renda, mas é muito ilustrativo das mudanças na distribuição da renda entre países no mundo de 1800 até hoje, por país, região e tamanho populacional.
O site tem outros recursos de vídeo explicando mudanças em padrões mundiais, recursos para professores e acesso às tabelas de dados utilizados nas construções gráficas. Vale muito a pena conferir. Este vídeo aqui em particular eu acho que todo mundo deveria ver pelo menos uma vez:
[https://www.youtube.com/watch?v=Un_NuAlbplo]
Embora os gráficos do site sejam muito menos elaborados que os do Gapminder, ele tem algumas vantagens interessantes. Os gráficos sobre a mudança nos padrões mundiais de diversas variáveis são acompanhados de análises breves e simplificadas por especialistas na área. Essas análises são atualizadas com alguma regularidade, fornecendo uma porta de entrada interessante para quem quer se informar melhor sobre diversos temas. Também é uma fonte excelente de material didático, em especial por essas análises breves.
O Wolfram Alpha é um projeto gigantesco voltado para ampliar a acessibilidade não só de dados sobre TUDO do mundo inteiro, como ainda ampliar a acessibilidade à cálculos matemáticos estatísticos. O buscador dele é muito mais inteligente que um buscador convencional. Abaixo dele você ainda pode selecionar temas que gostaria de buscar e ter outra porta de entrada.
O aplicativo de celular do Wolfram Alpha tem uma opção paga fascinante, que é bem barata e fornece acesso imediato a conteúdo e análises instantâneas muito legais. Faz demonstrações de equações matemáticas, plota gráficos, enfim, é realmente um universo dentro de um site. Vale a pena conferir.
Para dados antigos, a principal referência que conheço são os trabalhos do Brian Mitchell. No LibGen estão disponibilizados alguns compêndios estatísticos dele, porém a maioria deles possuem versões mais atualizadas que até onde eu sei não estão disponíveis online.
Para os EUA, há o compêndio
Historical Statistics of the United States que é mais abrangente que o das Américas do Mitchell e que embasa as compilações dele. Contudo, esse compêndio também foi atualizado e não encontrei a versão digital mais atual online. A biblioteca do IFCH na Unicamp possui os 5 volumes da edição mais recente com dados só dos EUA.
O Trading Economics é muito bom por ser fácil e rápido de utilizar, porém só disponibiliza números bem recentes. Recomendo para contextualizar sobre o desempenho de algum país nos últimos 20 anos, embora para alguns o site tenha dados voltando até o meio do século XX. Já apresenta os dados em gráficos e fornece possibilidade de download dos dados originais.
Dados recentes sobre o Brasil
Nos últimos anos o Brasil liderou várias iniciativas voltadas para aumentar a disponibilidade e acessibilidade de dados socioeconômicos. Essas três iniciativas se destacam por facilitar muito encontrar e visualizar dados em nível municipal, estadual e federal do Brasil. O único empecilho é que os dados são bem recentes, de 2000 para frente na vasta maioria dos casos, um ou outro voltando até 1990. De toda forma, para qualquer um que estuda Brasil são uma grande mão na roda.
O Ngram é uma ferramenta fantástica para historiadores e quaisquer outros interessados em explorar um dado tema e como ele mudou ao longo do tempo. Ao buscar qualquer palavra o Google Ngram lhe retorna um gráfico mostrando qual o percentual de vezes que aquela palavra apareceu entre todas as palavras que foram publicadas naquele ano. Para dar esse tipo de resultado, o Google usa um acervo com dezenas de milhões de livros digitalizados.
Isso permite assistir o nascimento e morte de palavras e buscar a relação delas com acontecimentos importantes no tempo. Infelizmente ainda não está disponível para o português, mas há diversas outras línguas que podem ser buscadas. A ferramenta já vem sendo utilizada por historiadores na fronteira, por exemplo:
Em especial para os economistas e historiadores econômicos, recomendo o recente artigo do Shiller que desenvolve um ferramental teórico para interpretar os dados do Google Ngram. Ver Shiller, R. J. (2017).
Narrative Economics.
————————————————————————–
Espero que essa lista seja útil. Como havia comentado no começo, caso você tenha sugestões para agregar a essa lista, por favor entre em contato aqui nos comentários ou pelo meu email thomasvconti@gmail.com. Obrigado!
Relacionado
Doutor em Economia, professor do Insper e pesquisador do IDP-SP. Sócio e CEO da AED Consulting. Desde 2013 faço divulgação científica neste blog e nas redes sociais por paixão e convicção. Defendo políticas públicas baseadas em evidências e os princípios éticos do humanismo secular.
Ótimas recomendações. Tem esse do grupo do Piketty. Sobre renda e riqueza. http://wid.world/#