Ensino

“A primeira pergunta foi feita pelo primeiro ser humano.”—Jordania, J. (2006, p. 333)

Em 1951, o físico Richard Feynman veio ao Brasil e passou um ano lecionando no Rio de Janeiro. Antes de deixar o país e voltar aos EUA, apontou problemas gravíssimos na forma como o sistema educacional brasileiro entendia a ciência. Segundo Feynman, no Brasil tomamos a memorização de palavras e conceitos como se fossem ciência e a reprodução fidedigna dessas palavras como se fosse um entendimento adequado dos fenômenos.

Acredito que, infelizmente, essa institucionalidade ainda não foi superada em nosso país. Ou ao menos não tanto quanto poderia. Em minhas aulas, busco apresentar ao aluno as principais relações causa/efeito que estão em jogo. Os exemplos devem ser tão claros quanto possíveis. Além de visualizar o problema real sob análise, os exemplos devem cumprir a função de aproximar o aluno daquele conhecimento, seja ele interessado em obter uma boa inserção no mercado, no governo ou na pesquisa. Os critérios metodológicos devem ser explorados com a atenção necessária, para que os alunos enxerguem os temas em discussão como sempre evoluindo, sempre em busca de melhorar as teorias e resultados empíricos. A ciência é um processo contínuo e precisa ser enxergada enquanto tal.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Ensino Atual

Histórico de Ensino

  • Set/17Ago/17

    Conceitos Essenciais de Economia para Políticas Públicas

    Professor Convidado no Mestrado em Sustentabilidade da PUC-Campinas (12 horas)

  • Ago/17Ago/17

    Introdução à Análise Econômica do Direito

    Palestrante Convidado para ministrar minicurso de Direito e Economia na PUC Goiânia (8 horas)

  • Jun/2017Mar/17

    Direito e Desenvolvimento Econômico

    Law & Economics do Desenvolvimento, Docente na Especialização em Direito & Economia

  • Jul/17Mar/17

    História Econômica Geral I

    Transição do Feudalismo ao Capitalismo

  • Dez/16Ago/16

    Economia Política II

    Marx, O Capital, 3 volumes

  • Dez/16Ago/16

    Disciplina Eletiva: temas escolhidos pelos alunos

    Metodologia em Economia (5 aulas); Pensamento de Friedrich Hayek (2 aulas); Economia da Defesa (2 aulas)

  • Jul/16Mar/16

    História Econômica Geral I

    Transição do Feudalismo ao Capitalismo

  • Jul/16Mar/16

    Oficina de introdução à leitura de textos acadêmicos

    Matéria voluntária, semanal, voltada para alunos do 1º ano de economia

  • Dez/15Ago/15

    História do Pensamento Econômico

    Mudanças no pensamento econômico do mercantilismo aos anos 1990

  • Dez/14Ago/14

    Economia Internacional III

    Mudanças na organização e nas instituições da economia internacional, de 1945 a 2010